Credo Niceno- Uma importante declaração da ortodoxia cristã

Nesse domingo o Nosso Jornal resolve compartilhar com seus leitores uma das mais importantes de declarações da fé cristã ortodoxa.


O Credo Niceno, que resultou dá declaração feita no Concílio de Nicéia (325 d.C), foi formulado para resolver a questão levantada por Ário, mestre em Alexandria, no Egito, que, por suas declarações havia sido excomungado. Uma geração depois de Origenes, Ario ia além do que este primeiro afirmava. Para Origenes o Filho era coeterno com o Pai e subordinado a Ele. Ário dizia que não se podia ter ambos, subordinação e coeternidade e afirmou que o Filho havia sido criado pelo Pai e estava ao lado da criação, não do Criador.


A resposta do Concílio resultou nesse Credo:

Creio em um Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e por nossa salvação, foi feito carne pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos. Ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia ressuscitou conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. Creio na Igreja una, universal e apostólica, reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e aguardo a ressurreição dos mortos e da vida do mundo vindouro.”



Escrito por: Stephanye Oliveira

Referência Bibliográfica: Conhecendo o Deus Trino- Porque Pai, Filho e Espírito Santo são as boas novas, Tim Chester, Editora Fiel. 

Deixe um comentário