Meditações nos Evangelhos: João 1.29-30


EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!

No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.  Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu. João 1.29-30

Tenho me alimentado com esse texto esses últimos três dias. E a declaração de João Batista reverbera até então em meu pensamento: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”.

Me lembro que desde pequeno quando frequentava as classes infantis da igreja, sempre que ouvia uma passagem como essa, o que me vinha a imaginação era um “cordeirinho”, um animalzinho manso e bonitinho que necessitava de cuidados. Talvez muito desse meu imaginário se deva ao fato de que nos fundos da minha igreja era criada uma ovelha, e todos nós crianças e adolescentes a amávamos. Ou talvez se deva a uma ideia superficial passada pelas nossas professoras de EBD sobre o significado de Jesus ser o Cordeiro, e muitas vezes essas ilustrações eram muito romanceadas.

Mas depois de adulto e poder estudar a Bíblia menos superficialmente, devo confessar que poucas expressões tem o peso, a profundidade, a tensão e a glória do que a declaração de que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Essa grande declaração a respeito de Cristo, se levada a sério, seria um poderoso antídoto para o engodo travestido de “evangelho” que é pregado em muitíssimas igrejas hoje em dia. Digo isso porque em muitos lugares o “Jesus” apresentado não passa de um agente de plano de saúde, um conselheiro matrimonial, ou ainda, um consultor financeiro. Você pode achar que é um pouco de exagero de minha parte, mas a verdade é que o “evangelho” anunciado em muitos lugares atende exatamente o gosto do “freguês”. Muitas pessoas estão interessadas somente em conseguir que Cristo venha suprir suas necessidades afetivas, físicas e materiais, por isso as “igrejas” que frequentam se especializaram em oferecer esse tipo de Jesus que o freguês procura.

Não podemos dizer que nestes lugares se prega a Cristo, pelo menos não o Jesus a quem João Batista se referia. Esses pregadores proclamam uma mensagem que visa atender as necessidades das pessoas apresentando um Jesus que irá curá-las, restaurar o casamento e família, libertar dos vícios, dar prosperidade financeira e outras coisas ligadas apenas as suas necessidades secundárias.

Quero salientar que creio na Bíblia, por isso também creio que Jesus Cristo tem poder e faz todas essas maravilhas que citei acima. Mas a principal missão de Cristo ao ser enviado a este mundo foi morrer pelos nossos pecados. Não há coisa alguma mais importante para qualquer homem do que ter o seu pecado perdoado, pois todas as outras bênçãos que procuram apesar de serem importantes são passageiras, e o que realmente importa é a benção da salvação eterna.

Você pode ter recebido qualquer um desses benefícios aqui na terra, mas se no dia de sua morte, ou no grande dia do Senhor, você se achar sem o pecado retirado de nada adiantará. O que restará é a condenação eterna.

Por esse motivo a declaração de João Batista é sublime. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado da minha e da sua vida. Devemos reconhecer a profundidade do pecado em nossas vidas, e crer que somente Cristo pode perdoar-nos. Basta que ouçamos a mensagem de João Batista quando diz: “Arrependei-vos”, e com inteira convicção de pecado nos humilhemos diante de Deus, confessemos nosso pecado e confiemos em Jesus Cristo como sendo o Cordeiro de Deus que foi morto em nosso lugar, para que assim possamos ter vida eterna nEle.

Portanto o significado de Jesus como Cordeiro de Deus vai além de uma singela comparação a um manso e doce animalzinho. Devemos nos lembrar do que era o cordeiro do sacrifício no Antigo Testamento, devemos trazer a memória a morte cruenta daquele animal, seu sangue derramado para aplacar a ira de Deus sobre seu povo, era a morte de um animal por causa do pecado de todo um povo.

Da mesma maneira, o Deus Santo e Justo matou seu Filho naquela cruz para que com seu sangue derramado, como de um cordeiro, tira-se nosso pecado e nos reconciliasse com Ele mesmo.
Que Deus nos abençoe.

Prof. Claudio Braga

Batalhando Pela Verdade

IPB – Jaguaquara/BA.

Fontes: 

Texto bíblico da Almeida Corrigida e Fiel.

Deixe um comentário