Meditações nos Evangelhos: João 1.32-42


​Achamos o Messias…

Dentre tantas coisas que são comuns a todos os homens existe uma que me chama muito a atenção, a procura que todos têm por algo que lhes dê sentido à vida. Por isso o nosso texto dessa semana é tão importante.

E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus. No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima. Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). João 1:32-42

Depois de haver declarado que Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João Batista continua a dar seu testemunho a respeito de Cristo. Agora ele afirma que Jesus é o Filho de Deus, e que o próprio Deus que o havia enviado a batizar também confirmaria que Jesus era seu Filho ao fazer pousar sobre ele o Espírito Santo como uma pomba.

No outro dia João declara mais uma vez que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o Cordeiro de Deus. Mas diferente do dia anterior, dessa vez a declaração de tão grande verdade tem um impacto sobre os discípulos de João. O texto diz que dois desses discípulos começaram a seguir Jesus. Então percebendo ser seguido, o Mestre faz uma pergunta simples, mas extremamente profunda: Que buscais?

Essa importante pergunta tem reverberado até os dias de hoje. Que buscais? E cada homem desse mundo tem uma resposta para tal questionamento. Alguns tem buscado os prazeres deste século, outros a fama, o poder, o controle, o reconhecimento, e tantas outras coisas. Mas a grande verdade é que todos procuram algo que dê sentido a suas vidas, algo que os satisfaça. E é através de todas essas coisas que tentam encontrar a satisfação. Mas aqueles dois discípulos não estavam à procura de tais coisas, mas sim da verdadeira satisfação, da plena satisfação naquele que tira os pecados do mundo.

As pessoas ao redor do mundo podem fazer uma grande lista de coisas que consideram como sendo a causa de suas insatisfações, mas o que não podem ver é que a verdadeira causa da insatisfação, do vazio, da falta de sentido que tomou conta de suas vidas é o problema do pecado. Sim, o pecado afetou o homem de tal maneira que lhe fez perder o sentido mais sublime da sua existência, o de viver uma vida para a glória de Deus. Observe o que diz a primeira pergunta do Catecismo Maior de Westminster: 

“Qual o fim supremo e principal do homem? Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre. ” 

Por isso essa passagem do Evangelho de João é tão significativa. Aqueles dois homens seguiram a Jesus pois creram no testemunho de João Batista, eles acreditaram que Cristo era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A partir daquele momento eles começaram a seguir a Jesus pois encontram o verdadeiro sentido da vida. Eles encontram alguém que poderia satisfaze-los por completo, alguém que poderia preencher o vazio existencial provocado pelo pecado. Eles acharam o Messias. Tão satisfeito que ficou, André não pode conter esse achado apenas para si, então levou seu irmão Simão até Jesus para que também pudesse encontrar no Messias o verdadeiro sentido da existência. Isso mudou a vida de André, de Pedro, de João, de Mateus, e de todos aqueles que agora tendo um sentido verdadeiro na vida, saíram a testemunhar ao mundo que a verdadeira vida está em Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

E eu e você? Será que temos encontrado plena satisfação em Cristo?
Que Deus nos abençoe.

Prof. Claudio Braga

Batalhando Pela Verdade

IPB – Jaguaquara/BA.

Fontes: 

Texto bíblico da Almeida Corrigida e Fiel.

Deixe um comentário