Meditações nos Evangelhos: João 1. 43-51


O chamado para seguir a Cristo.

No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. João 1:43-51

Estava lendo essa passagem para elaborar nossa meditação semanal, e me deparei com um texto simples, mas que se provou de extrema dificuldade. Digo dificuldade pois em alguns momentos nós lemos o texto, compreendemos sua mensagem, mas na hora de escrever algumas linhas para que outras pessoas leiam ficamos insatisfeitos com o resultado. Tudo o que escrevemos não chega nem perto da riqueza e profundidade do texto. Mas o que me intrigou hoje foi que o texto parece ser tão simples, e mesmo assim não consigo transmitir tudo o que eu queria. Portanto decidi lançar mão da meditação de J.C. Ryle no mesmo texto, o que me foi muito compensador e é o que tentarei passar aos nobres leitores no texto de hoje.

O nobilíssimo bispo inglês divide a meditação dele em quatro itens. (1) Almas Conduzidas de Várias Maneiras; (2) Cristo no Antigo Testamento; (3) O Conselho de Filipe a Natanael e (4) O Nobre Caráter de Natanael. Abaixo o que pude sorver do que Ryle ensinou.

1 – Almas Conduzidas a Cristo de Várias Maneiras – Muitas vezes nos esquecemos que Deus é soberano no seu chamado aos pecadores. Muitos são os que criam métodos de evangelismo, outros investem em maneiras diferentes de apelo, e outros nem apelo fazem, mas creem que a pregação do evangelho por si só basta. Mas a grande verdade é que Cristo usa do momento e método que ele quer para chamar pecadores para si. Observe que em nossa meditação anterior dois discípulos de João Batista começaram a seguir a Cristo depois do testemunho que o próprio João deu acerca de Cristo ser o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Após isso, André foi e testemunhou para seu irmão Pedro a respeito de ter encontrado o Messias, então leva Pedro até Cristo. Mas no dia seguinte (que é o nosso texto), vemos o próprio Jesus chamando Filipe, veja que não foi necessário que alguém como João Batista ou André testemunhassem a respeito de Jesus, mas o Messias mesmo o chamou com um simples, mas profundo: “Segue-me”. Filipe por sua vez foi procurar Natanael e, testemunhando de Cristo o levou a conhecer o Filho de Deus. Como é linda a soberania de Deus no chamado de pecadores. Nas palavras do próprio Ryle: 

Há diversidades de operações na salvação de almas. Todos os crentes verdadeiros são conduzidos por um só Espírito, lavados em um só sangue, servem a um só Senhor, descansam em um só Salvador, creem na Verdade e vivem por uma mesma regra. Mas nem todos são convertidos de uma única maneira. Nem todos passam pela mesma experiência. O Espírito Santo age como soberano na conversão; chama a cada um, individualmente, de acordo com a sua vontade”.
2 – Cristo no Antigo Testamento – O testemunho de Filipe para Natanael era o testemunho de um homem simples, mas que conhecia o Antigo Testamento. Filipe pode reconhecer que Jesus Cristo era aquele de quem a Lei, os Salmos e os Profetas falavam. Ele firmemente cria que havia encontrado o Messias prometido nos escritos de Moisés. Há pouco tempo eu conversava com um pastor muitíssimo meu amigo sobre as pregações que alguns fazem em passagens do Antigo Testamento. E chegamos à conclusão de que muito são os pregadores  ao usarem de um texto do AT não o utilizam para pregar a Cristo e seu evangelho. Se pregam sobre Davi e Golias, nos dizem que somos Davi e Golias são os problemas da vida, ao invés de dizer que somos os israelitas acuados e dominados, e que Davi é Cristo que venceu o inimigo sem que nós fizéssemos nada para contribuir com sua vitória. E esse é apenas um exemplo de como Cristo está impresso em cada página do AT. Nas palavras de Ryle: “A pessoa de Cristo é a essência do AT. A Ele apontam as promessas dos dias de Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque e Jacó. A Ele apontam cada sacrifício do culto cerimonial…Cada sacerdote, cada parte do Tabernáculo…Ele era o profeta semelhante a Moisés… o rei da Casa de Davi…o cordeiro, predito por Isaías, o ramo de justiça, mencionado por Jeremias…Quanto mais lemos o AT, tanto mais claro se torna o testemunho que ali encontramos acerca de Cristo”.

3 – O Conselho de Filipe a Natanael – Quando Filipe testemunha de Cristo para Natanael a resposta do mesmo é no mínimo de incredulidade: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” Muitos de nós acabamos por dar mais atenção a pergunta de Natanael do que para a resposta de Filipe: “Vem e vê”. E o que podemos aprender com a resposta de Filipe? Note que Filipe não reprova a descrença de Natanael e nem tampouco tenta convencê-lo através de argumentos bem elaborados, mas convidou-o a provar por si mesmo que era verdade o que ele lhe havia testemunhado. Me lembro de uma jovem que na semana passada me procurou para que eu pudesse auxilia-la, pois ela queria convencer seus amigos ateus sobre a existência de Deus. Depois de conversamos um pouco, por fim lhe disse que essa era uma verdade que só reconheceriam se fossem alcançados e provassem dela em suas vidas. É como convencer alguém sobre o doce sabor de uma fruta que ela nunca provou, você pode tentar descrever de muitas maneiras o sabor daquela fruta, mas a pessoa será incapaz de entender se não pegar e provar. Nas palavras de Ryle: “Com confiança digamos que não podem saber o real valor do que cremos, até que experimentem por si mesmas. E procuremos assegurá-las de que o cristianismo tem resposta a qualquer inquirição. A forma com que Filipe agiu é a maneira principal de promovermos o bem; disto podemos estar certos. Poucas pessoas são persuadidas por argumentações. Menos ainda são levadas ao arrependimento por sentirem medo. De modo geral, o crente que promove maior bem às almas é aquele que, com simplicidade, diz aos seus amigos: “Encontrei o Salvador; venham e vejam-No”.

4 – O Nobre Caráter de Natanael – Poucos personagens da Bíblia são elogiados ou honrados por Jesus Cristo. Dentre eles nos deparamos aqui com Natanael. Mas o que fez Jesus dizer: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”? Não temos muitas informações sobre a vida de Natanael, mas podemos imaginar, de acordo com essa declaração de Jesus, que ele era um homem que temia a Deus, um verdadeiro judeu. Diferente dos escribas, fariseus e saduceus, que tinham uma religião exterior, podemos, pela fé, ver que Natanael era um sincero seguidor da Palavra de Deus. Podemos ainda acreditar que Natanael era conhecedor da Lei e das promessas a respeito do Messias prometido, observe que Filipe o convida a vir e ver aquele de quem Moisés e os profetas haviam escrito, Jesus de Nazaré o filho de José. Essa informação a respeito dos escritos de Moisés e dos profetas nos indica que no mínimo Natanael tinha familiaridade com as profecias a respeito de Cristo, mas a declaração do próprio Jesus de que Natanael era um verdadeiro israelita em quem não havia dolo, nos deixa com a certeza de que esse homem era não apenas conhecedor da Lei, mas também um praticante sincero dela. Nas palavras de Ryle: “E nisto está o segredo do elogio que Jesus fez. Ele declarou que ali estava um verdadeiro filho de Abraão, um judeu interiormente, circuncidado no espírito, como também segundo a letra da lei; um israelita de coração e um filho de Jacó por nascimento… Oremos para que sejamos semelhantes a Natanael…”

Depois de meditarmos nesse texto bíblico e nos escritos de J.C. Ryle, devemos perguntar a nós mesmos se temos agido como Filipe, que prontamente seguiu o chamado de Cristo e foi testemunha do Salvador para Natanael. Mais ainda, temos de nos perguntar se temos sido sinceros seguidores de Cristo ao ponto de Ele achar em nós verdadeiros cristãos que não apenas conhecem e creem profundamente na sua Palavra, mas que acima de tudo procuram com zelo vive-la em uma vida íntegra.
Que Deus nos abençoe.

Prof. Claudio Braga

Batalhando Pela Verdade

IPB – Jaguaquara/BA.

Fontes: 

Texto bíblico da Almeida Corrigida e Revisada Fiel

RYLE, J.C.; Meditações no Evangelho de João. Editora Fiel, 2013. 22-25p

Deixe um comentário